Banner-Produtos
Banner-Produtos

Pensados para deixar a aula dinâmica e facilitar a vida do professor

Um texto se constrói com ideias e palavras.Mas ele pode nascer de uma inspiração. A série PORTINARI PARA CRIANÇAS nasceu assim. A partir de obras desse grande artista, foram criados poemas e textos em forma de narrativas, que dialogam com as imagens por ele criadas, utilizando sua sensibilidade incrível, que "pinta menino e menina na gangorra e no balanço para colocá-los no ar como anjos". Ao mesmo tempo, Portinari pintou a dureza da vida, da luta e da melhoria social de um povo, para desta forma denunciar e fazer seu protesto. Foi um homem que sacrificou sua vida para continuar a fazer o que mais amava: pintar.

Livros do Aluno

Educação Infantil

Os Meninos e as Meninas

Frases poéticas, escritas por Maria Lucia Lima, falam de ações, preferências, comportamentos de meninos e meninas, conduzindo os pequenos leitores ao acervo da obra de Portinari, com temas que remetem à infância do artista em Brodowski, sua cidade natal.

1º ANO

JOGOS E BRINCADEIRAS

O pião, a gangorra, o balanço, as pipas inspiraram os quinze poemas de Fátima Miguez trazendo a memória da infância, as brincadeiras infantis dos meninos e meninas do tempo de Portinari.

2º ANO

BRASIL FESTEIRO

O frevo, o samba, o carnaval, o bumba meu boi, as festas juninas e o Natal estão presentes nos doze poemas de Fátima Miguez, tematizando as festas populares nas obras de Portinari. Literatura e pintura, enquanto manifestações de arte, viabilizam uma leitura interativa da história do nosso povo.

3º ANO

FESTA NA FLORESTA BRASILEIRA

Inspirada nas imagens das obras de Portinari que mostram paisagens bastante representativas da fauna e da flora brasileiras, Lúcia Fidalgo escreve uma divertida história envolvendo animais da floresta em um banquete especial, que acabou não acontecendo.

4º ANO

RIQUEZAS DO BRASIL

A narrativa de Lúcia Fidalgo tece um diálogo com as pinturas e os desenhos criados pelo artista, mostrando o trabalho do homem brasileiro. As colheitas, o extrativismo, o garimpo, o gado foram alguns dos temas interpretados por Portinari que marcaram a sua obra como um pintor social.

5º ANO

HISTÓRIA DO BRASIL EM TRAÇOS E CORES

“Vou pintar aquela gente, com aquela roupa e com aquela cor”. Assim falou Portinari em 1929 e cumpriu o seu propósito pintando o seu país, a sua gente. Entre tantos temas escolhidos pelo artista, a História do Brasil está presente em traços e cores nos desenhos, nos murais e nas telas - imagens inspiradoras para a narrativa de Lúcia Fidalgo.

Livros do Professor

Educação Infantil

Os Meninos e as Meninas

A infância do artista está presente nos livros “Meninos” e “Meninas” e as imagens das obras que ilustram os dois livros são apresentadas no livro do professor, acompanhadas de sugestões de leitura de cada um dos quadros. As propostas para planejamento das aulas procuram estimular a criatividade, desenvolvendo habilidades manuais, por meio da pintura, do desenho, do recorte e da colagem. Atividades tais como: a confecção de fantoches de dedo, a criação de diálogos, a manipulação de bonecos contribuem para a realização de trabalhos que contam com a colaboração de todos os alunos e maior entrosamento na sala de aula.

1º ANO

JOGOS E BRINCADEIRAS

Resgatar os brinquedos e as brincadeiras que encantaram os meninos e as meninas da infância de Portinari é uma das propostas oferecidas aos professores neste livro. Para os quinze quadros que ilustram o livro, são sugeridas leituras das imagens, estimulando os alunos na prática da observação e descrição de obras de arte. As atividades apresentadas no livro do professor têm por objetivo, entre outros, desenvolverem habilidades artísticas, a interpretação e a cooperação entre os alunos.

2º ANO

BRASIL FESTEIRO

As imagens selecionadas para ilustrar o livro “O Brasil festeiro” promovem uma leitura interativa da história do nosso povo, enfatizando uma pluralidade cultural de expressivo significado, unindo palavra e imagem. Junto com sugestões de leituras das obras que ilustram o livro, são oferecidas, para o planejamento das aulas, atividades que visam desenvolver a dança, a música, o desenho, a pesquisa e a escrita.

3º ANO

FESTA NA FLORESTA BRASILEIRA

A história contada por Lúcia Fidalgo é, também, o fio condutor para a reflexão sobre os animais brasileiros que se encontram em extinção. As obras de Portinari ensejam a pesquisa sobre a vida, o habitat, o comportamento e o risco de sobrevivência de animais que fazem parte da fauna brasileira e que são importantes para o equilíbrio natural de nossas floresta

4º ANO

RIQUEZAS DO BRASIL

As colheitas mais representativas na economia brasileira foram pintadas por Portinari, entre os anos de 1938 e 1944. Por meio das atividades apresentadas neste livro o professor pode planejar suas aulas, discutindo pontos importantes que se relacionam com o momento atual que vivemos, estimulando o olhar criativo e também o pensamento crítico diante da arte e do texto.

5º ANO

HISTÓRIA DO BRASIL EM TRAÇOS E CORES

Os principais fatos que compuseram a história do Brasil foram escolhidos por Portinari para tema de seus murais e painéis. Foram selecionadas 24 imagens para a ilustração do livro “História do Brasil em traços e cores” e, entre elas, 12 foram escolhidas para elaborar atividades exploratórias que têm por objetivo, além de estimular o conhecimento da obra do artista, desenvolver habilidades e competências tais como a produção textual, as atividades artísticas, estimulando o olhar criativo e o pensamento crítico.